1. (11)

Ceratocone

O ceratocone pode ser definido como uma enfermidade ocular que faz com que a córnea se projete para a frente, o que acontece devido à redução progressiva da espessura da parte central da estrutura. A saliência formada, nesse caso, apresenta forma de cone e pode comprometer a visão do paciente, caso não seja devidamente tratada.

Ao contrário de outras condições oftalmológicas, como a catarata, o ceratocone costuma surgir na infância, na adolescência ou no início da vida adulta, o que significa que é uma enfermidade que atinge, principalmente, a população jovem.

Quais são os principais sintomas do ceratocone?

A causa do ceratocone é desconhecida pelos especialistas até o momento. Mesmo assim, há consenso profissional sobre a necessidade do diagnóstico precoce da condição e do tratamento.

De maneira geral, é possível afirmar que, em alguns casos, a enfermidade é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Isso acontece, principalmente, com pacientes que apresentam histórico familiar da condição. Contudo, em outras situações, é possível notar alguns sinais, tais como: perda progressiva da visão, fotofobia (sensibilidade à luz), diplopia (visão dupla) e outros.

O diagnóstico do ceratocone deve ser realizado por um médico oftalmologista, assim como o tratamento. Este, por sua vez, pode consistir no uso de óculos ou lentes de contato ou, na intervenção conhecida como crosslinking, implante de anéis intraestromais ou ainda, transplante de córnea.

Em São Paulo, o CCO Centro Oftalmológico é a principal recomendação para quem precisa passar por consultas de rotina ou de emergência/urgência. Com profissionais altamente capacitados, a clínica oferece o que há de mais moderno e tecnológico no que se refere a equipamentos. Conheça!

Conheça mais sobre ceratocone e evite esta doença!

O ceratocone é uma doença ocular que afeta a córnea, causando seu afinamento e protuberância em forma de cone.

Essa condição pode levar a uma visão distorcida, embaçada e sensibilidade à luz. Embora seja uma condição relativamente rara, estima-se que o ceratocone afeta cerca de 1 em cada 2.000 pessoas em todo o mundo.

No Brasil, não existem dados específicos sobre a prevalência do ceratocone, mas estudos sugerem que a taxa de incidência é semelhante à média global.

Esses números ressaltam a importância de conscientização e diagnóstico precoce, para que as pessoas afetadas possam receber o tratamento adequado e preservar sua saúde ocular.

O que é ceratocone e o que causa?

O ceratocone é uma doença ocular progressiva que afeta a córnea, a parte frontal transparente do olho.

Nessa condição, a córnea começa a afinar e adquire uma forma cônica irregular em vez de manter seu formato arredondado normal.

A causa exata do ceratocone ainda não é totalmente compreendida, mas acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais esteja envolvida.

Como uma pessoa com ceratocone enxerga?

Uma pessoa com ceratocone pode experimentar uma série de alterações na visão devido à deformação da córnea. Os sintomas podem variar de leves a graves e incluem:

Tem como reverter o ceratocone?

Embora não seja possível reverter completamente o ceratocone, existem opções de tratamento que podem ajudar a melhorar a visão e retardar a progressão da doença. Essas opções incluem:

Óculos ou lentes de contato

No estágio inicial, óculos ou lentes de contato especiais podem corrigir a visão e proporcionar maior conforto visual.

Crosslinking de córnea

É um procedimento que fortalece a córnea usando raios ultravioleta e colírio de riboflavina, com o objetivo de estabilizar a progressão do ceratocone.

Anéis intracorneanos

Pequenos segmentos de anéis intracorneanos podem ser inseridos na córnea para remodelar sua forma e melhorar a visão.

Transplante de córnea

Em casos avançados, em que outras opções de tratamento não são eficazes, um transplante de córnea pode ser necessário para restaurar a visão.

Quais são os sintomas de ceratocone?

Os sintomas do ceratocone podem variar de pessoa para pessoa. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

É importante consultar um oftalmologista caso você apresente esses sintomas ou suspeita de ceratocone. Um diagnóstico precoce pode levar a opções de tratamento mais eficazes e melhores resultados visuais.

Atenção à visão, saiba mais sobre ceratocone!

O CCO Centro Oftalmológico é especializado em assistência médica oftalmológica, atendendo desde recém-nascidos até idosos.

Com uma equipe de profissionais preparados e uma infraestrutura moderna, a clínica oferece um atendimento personalizado e de qualidade.

Entre em contato ou visite a unidade e invista no seu bem-estar visual.

Anéis Intra Estromais para Ceratocone

Os anéis intra estromais para ceratocone, que também são conhecidos como anéis corneanos, podem ser definidos como um procedimento cirúrgico cuja finalidade é c...

Ver Mais
Cirurgia de Córnea Ceratocone

A cirurgia de córnea ceratocone costuma envolver algumas possibilidades. Em alguns casos, por exemplo, os médicos oftalmologistas indicam a realização do crosslin...

Ver Mais
Cirurgia para Ceratocone

A cirurgia para ceratocone, que também é conhecida como crosslinking, tem como principal objetivo aumentar a resistência e a estabilidade da córnea, estrutura que...

Ver Mais
Cross Link para Ceratocone

O cross link para ceratocone, que é conhecido popularmente como "cirurgia para ceratocone", tem como principal finalidade impedir a progressão da enfermidade. Para ...

Ver Mais
Diagnóstico para Ceratocone

O diagnóstico para ceratocone, na maioria dos casos, envolve a investigação da história clínica do paciente. Este, por exemplo, pode apresentar queixas de perda ...

Ver Mais
Tratamento da Ceratocone

O tratamento da ceratocone costuma variar de um paciente para o outro. A enfermidade, de maneira geral, costuma surgir na infância, na adolescência ou no início da...

Ver Mais
Tratamento de Ceratocone

O tratamento de ceratocone costuma variar de um paciente para o outro. Isso se deve, sobretudo, às especificidades que a condição apresenta em cada indivíduo. Em ...

Ver Mais
Tratamento do Ceratocone

O tratamento do ceratocone deve, em qualquer caso, ser indicado e definido por um médico oftalmologista especializado. Isso é necessário porque as formas de tratar...

Ver Mais
Tratamento para Ceratocone

O tratamento para ceratocone, de maneira geral, costuma variar de um paciente para outro. Em quadros menos graves, por exemplo, o uso de óculos é suficiente para co...

Ver Mais
Tratamento para Ceratocone Grande São Paulo

Antes de escolher uma clínica oftalmológica especializada em tratamento para ceratocone Grande São Paulo, é importante verificar e avaliar algumas característica...

Ver Mais
Tratamento para Ceratocone São Paulo

Encontrar uma boa clínica para realizar um tratamento para ceratocone São Paulo pode não ser uma tarefa simples. Isso se deve, principalmente, à quantidade de con...

Ver Mais
Tratamento para Ceratocone Avançado

O tratamento para ceratocone avançado, assim como em outros estágios da enfermidade, costuma variar de um paciente para outro. Em casos graves, nos quais a condiç...

Ver Mais