Topografia da Córnea
Quando falamos em topografia da córnea, estamos nos referindo a um exame de grande importância para diagnósticos precisos. Esse exame tem como objetivo a identificação de possíveis irregularidades na córnea, região ocular. Esse processo acontece por meio de um mapeamento completo da córnea, feito por uma estrutura que se posiciona de frente para o olho. Trata-se de um exame simples, muitas vezes de rotina e, ainda, o processo é bem rápido e indolor. São muitas as indicações para o exame, como por exemplo:
- diagnosticar determinadas doenças da córnea;
- avaliar alguns tratamentos oftalmológicos;
- preparar em situações de cirurgia;
- auxiliar no uso correto de lentes de contato; e
- examinar possíveis alterações.
O paciente, para a realização do exame, aproxima o olho do painel de exame. Não é necessária nenhuma ação além de observar o ponto indicado. Assim, o equipamento realiza todo o mapeamento de forma simples e rápida (geralmente dura cerca de 10 minutos). Entre as principais doenças que podem ser identificadas, estão:
falhas de refração (como a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia);
Ceratocone (doença que torna a córnea em formato de cone);
Úlceras; e outros
Portanto, esse exame tem grande relevância para a identificação de possíveis alterações na região ocular. Todavia, ele apenas mapeia a superfície do olho. Sendo assim, alguns casos específicos exigem outros tipos de exames mais aprofundados.
Saiba mais sobre topografia de córnea
A infraestrutura do CCO Centro Oftalmológico é tudo de que você precisa para assistência médica da melhor qualidade e receber o tratamento completo a partir do diagnóstico preciso. Entre em contato!